11 anos da nossa 512 Ideias

Amanhã, dia 1 de Fevereiro, a 512 Ideias completa 11 Anos nas nossas mãos. Antes disso e pelas mãos da D. Irene, esta pequena loja na Rua do Campo Alegre já existia, o que torna a 512 Ideias um negócio com mais de 20 anos no Porto.

Começou por ser uma loja de Artes Decorativas com grande importação de artigos vindos da Alemanha. Tintas, pincéis, porcelana, cerâmica e aquela que era a paixão da então proprietária, a pintura em seda.

Com o passar dos anos e a mudança das vontades, comprámos a loja em 2006, com a firme resolução de a tornarmos memorável. E sem sombra de dúvida que o conseguimos.

Foi pelas nossas mãos que o Scrapbooking deu os primeiros grandes passos em Portugal, foi aqui que pela primeira vez se ouviu falar na nossa terra de Sizzix, Stix2, My Mind’s Eye, Graphic45 e muitas outras marcas. Papel, autocolantes, decorações, técnicas, carimbos, todo um mundo que aqui se abriu para dar a conhecer aquela que era uma das nossas grandes paixões.

O bom gosto, a delicadeza, a harmonia em cada um dos projectos. O ir mais longe, o buscar ser diferente. Somos tudo isto e muito mais. Chamem-lhe presunção, nós chamamos trabalho bem feito, conseguido com suor e sim, por vezes, muitas lágrimas.

Fizemos 512 days, Sizzix nights, meet the expert, workshops, demonstrações e encontros. Trouxemos o que existe no mundo de melhor em termos de designers. Diane Schultz, Teresa Collins, Paula Pascual e o inesquecível Pete Hughes são apenas alguns dos nomes que por cá passaram e a quem temos a honra e o privilégio de chamar amigos. Sim, amigos, daqueles a quem telefonamos nos anos e enviamos cartões no Natal.

Lançamo-nos no Patchwork numa altura em que réguas em polegadas ainda nem se conheciam por aqui, com a grande ajuda da Inês Touzet que nos deixou uma imensa saudade.

Cartonagem e encadernação, carimbos e estampagem, costura, paper piecing, decoração em papel, pintura em tecido, em seda, scrapbooking, home decor, party decor. Enfim fomos tudo isto. Somos tudo isto.

E agora chegou a hora de dizer adeus, acabou, está na hora de fechar as portas. A nossa 512 Ideias na Rua do Campo Alegre fecha as suas portas no dia 28 de Fevereiro. Talvez por ser Carnaval e ninguém levar a mal, este foi o dia que escolhemos.

Fizemos amigos. Grandes, enormes. Lembraremos sempre a nossa Celine, aquela que connosco abriu as portas e a Mónica que agora as fecha. A todas as pessoas que aqui conhecemos e que se tornaram parte da nossa vida, estamos eternamente gratos. Nos dias bons e nos dias maus souberam estar ao nosso lado, sorrir e aprender connosco. Queremos acreditar que a todas elas conseguimos, nem que fosse uma só vez, tornar um dia cinzento em cor de rosa, uma lágrima num sorriso, uma derrota numa vitória.

Nomes temos muitos. De desconhecidos que se tornaram clientes, de clientes que se tornaram amigos. Dos muitos, imensos, alguns têm mesmo de receber uma menção especial. A Ana Paula Remelgado, que recordaremos sempre, a nossa professora Rosália, as meninas da costura: Júlia, Maristela, Cláudia I e Cláudia II, a Margarida, a Susan, a Ivone, a Carina, a Filipa, a Teresa e tantos outros nomes mais. Pela vossa amizade, obrigada.

Entramos assim e até ao fim do mês de Fevereiro na chamada Liquidação Total. Se algo vos falta e mesmo que não falte, aproveitem os artigos com descontos entre os 70 e os 90%. Pormenores só mesmo indo até à 512 Ideias para descobrir. Acreditem que nem que seja uma última visita, teremos todo o gosto em vos receber.

E se permitem uma nota final, passando do nós para o Eu, não posso deixar de agradecer profundamente a 7 pessoas, sim sete. À minha Mãe que pela 512 Ideias deu dias e horas de dedicação sem medida e que comigo decidiu abraçar este projecto, ao meu Pai por durante tantos anos ter acreditado nele, ao meu marido que sempre esteve do meu lado nas intermináveis noites de trabalho e por vezes desalento e aos meus filhos a quem “roubei” tantas horas para me dedicar a esta loja.

E sem mais delongas, Parabéns 512 Ideias! Jamais a cidade do Porto terá uma loja assim.

  • Carla Soares - Estou muito triste…
    Apesar de ultimamente não ter frequentado os eventos da vossa loja, por motivos alheios à minha vontade, vão deixar um vazio que não será fácil de preencher.
    Um muito obrigada por todas as oportunidades que nos deram de deixar para trás o stress do dia a dia e de dar asas à imaginação.
    Um muito obrigada por tudo o que me ensinaram e pelo carinho e simpatia sempre demonstrada por toda a equipa que compõe a vossa loja.
    Um muito obrigada a todas e as maiores felicidades do mundo.ReplyCancel

  • Ivone - Today is a sad day!!! : (
    Foi um dos maiores prazeres que tive em ter frequentado este espaço maravilhoso, que me inspirava sempre que o visitava! Foi um prazer enorme ter trabalhado e apreendido neste espaço fantástico! Ficam coisas maravilhosas e com razão sublinho o que dizes Patrícia: jamais a cidade do Porto terá uma loja assim!
    PARABENS Patrícia pelo EXELENTE trabalho e gigantesca dedicação e um muito obrigada a todas as colaboradoras e um muito obrigada também à família da Patrícia que tantas vezes abdicou da sua presença!
    Por isso : “today is a sad day!!!!”ReplyCancel

  • Manucha Couto - Que triste noticia!!
    Conheço a loja ainda do tempo da D.Irene, vi a 512 abrir, crescer e tornar-se numa referencia, sem igual, para quem gosta de artes manuais.
    Lembro-me da primeira vez que o Pete visitou a loja, da magia que nos transmitiu, do entusiasmo da Patrícia a mostrar as potencialidades da velhinha e azul Sizzix…
    Passei muitas horas e muito felizes nessa loja, com o carinho de todas as pessoas que também por aí passavam, mas em especial com a Patrícia e com a Sra D Teresa. Ultimamente e por diversos motivos já não era uma visita frequente e por isso tinha imensas saudades dessa loja… mas agora que vazio…O Porto fica mais pobre!!
    À 512 obrigada por todos os momentos!!À Patrícia um obrigada muito especial por tantas horas, tanto carinho e tanta dedicação que nos deu e desejo muitas felicidades para o futuro!!ReplyCancel

  • Maria João Almeida - Patrícia,

    Fiquei extremamente triste ao receber esta notícia. O nosso contacto ainda não era muito longo mas era extremamente acarinhado por mim. Adorei todos os workshops em que participei!
    Agradeço-lhe tudo o que aprendi, assim como à sua família e à Mónica por toda a simpatia e disponibilidade sempre demonstradas.
    Já passei pela loja esta segunda-feira; aproveitei para trazer alguns materiais e tive pena de já não haver nenhuma guilhotina, mas por outro lado é sinal de que muita gente está a acorrer à loja.
    Qualquer que seja o seu projecto futuro, desejo-lhe as melhores felicidades.
    Beijinhos,
    Mª João AlmeidaReplyCancel

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*

Share on Facebook-Tweet this Post-Pin Images to Pinterest-Back to Top
S u b s c r e v a   a   n e w s l e t t e r